Uma pequena visão da Dieta ayurvédica
De acordo com a medicina ayurvédica, existe uma alimentação adequada para cada dosha. Mas a princípio eles aconselham a pessoa a comer só quando tem fome e a fazer um intervalo de 3 a 6 horas entre as refeições. Eles também aconselham que toda a comida contenha os seis sabores, os "rasas": doce, ácido, salgado, picante, amargo e adstringente.
Como exemplo de alimentos doces, temos o trigo, o arroz, o leite e as frutas doces. O limão, o iogurte e o tomate são alimentos ácidos. O sal, evidentemente é salgado. De sabor picante, temos a pimenta do reino, o gengibre, o cominho. O espinafre e o jiló são amargos. O feijão, a lentilha, a banana, o mel e a maçã são considerados alimentos adstringentes.
As pessoas Vata precisam ser cautelosas com substâncias adstringentes, azedas e picantes, pois elas aumentam essa característica e tendem a causar gases. Já as pessoas de constituição Pitta têm que evitar substâncias azedas, salgadas e picantes, pois elas agravam Pitta. Para elas, são benéficos os alimentos doces, amargos e adstringentes As pessoas de natureza kapha devem reduzir os alimentos de sabor doce, azedo e salgado e dar preferência aos sabores picantes, amargos e adstringentes.